sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Como aprendi sobre o ensino de minha área?
O aprendizado na área de dança se dá pelo ingresso em academias e escolas de ensino técnico especializado de técnicas afins, ou pelo estudo continuado no ensino superior de faculdades voltadas para o ensino de dança, como a Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, no qual são lecionados além das linguagens específicas em dança, seus aspectos constituintes, levando o futuro bailarino ou docente na área a ter uma prática mais reflexiva sobre a dança.
No meu caso, anterior ao ingresso na Universidade Federal da Bahia, faço dança desde os 4 anos. Comecei numa escola de dança, onde fiquei até os 10 anos e depois fui para uma outra escola na qual cursei todos os níveis até completar 17 anos ingressando logo em seguida na Escola de Dança da UFBA.
Todo conhecimento anterior adquirido foi fundamental para minha atuação como professora e bailarina, como não vejo de forma aprofundada as linguagens técnicas de dança na Universidade, todas as coisas vistas até os meus 17 anos nas escolas de dança contribuíram de maneira significativa para a minha formação.

Um pouco sobre alguma coisa das tantas que eu faço.

Pequeno levantamento sobre a área de de Dança - parte I
 Qual é o papel do ensino de Dança?



O papel do ensino em dança é desenvolver nos individúos de uma sociedade o pensamento de que o corpo produz informações e que diante dessa realidade existe relevância em aprender desde a sua formação básica para que cada sujeito ao ter contato com esta linguagem possa tornar-se um ser consciente de si mesmo e do mundo que o cerca.
Ao profissional de dança cabe desenvolver atividades ligadas à criação e execução de dança, atuando como professor, bailarino, dançarino, diretor ou assistente de coreografia. Podendo dominar os diferentes gêneros e estilos de dança. Este emprega técnicas de dança e recursos de improvisação, em espaços escolares, acadêmicos e cênicos, como formas de expressão corporal.